quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO DAS OFICINAS REALIZADAS COM OS CURSISTAS

Em reuniões com os professores cursistas, estes decidiram em consenso que as oficinas deveriam ser mensais, devido à grande quantidade de atribuições com que estão sobrecarregados, a saber: projetos como PROFIPES, PDE, MÍDIAS NA EDUCAÇÃO, CURSO SOBRE AFRICANIDADE, FEIRA DO CONHECIMENTO, entre muitos outros.
Foi escolhido para a realização das oficinas o último sábado de cada mês. Para compensar o lapso de tempo entre uma oficina e outra, são realizados quinzenalmente encontros com professores cursistas em cada escola. Nesses encontros os formadores orientam as tarefas individuais e tiram as dúvidas dos cursistas, discutem-se formas de aplicar as atividades sugeridas pelo GESTAR, relativas às TPs em estudo.
Também é disponibilizada ao professor cursista atendimento individual, realizado nas dependências da REN - Representação de Ensino. Nesse atendimento, também são dadas orientações para o planejamento e até ajuda na confecção do material pra aplicação das atividades que o professor pretende desenvolver junto aos alunos.
Ainda é um pouco cedo para resultados conclusivos do GESTAR na nossa esfera, porém é possível prevermos uma maior eficiência, pelo que já conseguimos realizar.
Para o ano de 2007 estamos confiantes que poderemos ter mais tempo para realizarmos as oficinas, que serão então, quinzenais. Também há a probabilidade de as aulas começarem na data certa (em 2009 começaram com mais de um mês de atraso), o que muito contribuirá para o bom sucesso do programa, já que o atraso no ano letivo compromete o andamento normal das aulas: O professor tem que “correr” com o conteúdo para poder acabar durante o período letivo. Com isso, sobra pouco tempo para o desenvolvimento de outro trabalho. E mesmo com o fato de sabermos que o planejamento das oficinas do GESTAR em sala pode ser incorporado ao plano de aula “oficial”, os professores ainda têm reservas, acreditam que é “outra” proposta. Todavia esse quadro apresenta tendências de mudanças, à medida em que forem acontecendo as oficinas e o aprofundamento dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário